Artigo “UML não é Documentação” disponível para download!

Na edição 19 da Revista MundoJava em meados de 2006 iniciei a publicação dos meus trabalhos na coluna MundoOO. Este primeiro artigo publicado teve um impacto extremamente positivo e até hoje muitas pessoas comentam sobre esta publicação.

Eu já ministrava treinamentos UML há algum tempo e participava de muitos fóruns de discussão como o UML-BR e o GUJ. O mercado tem um entendimento muito ruim sobre UML e modelagem em geral, assim, o que eu já pregava nos cursos transformei em literatura.

O artigo “UML não é Documentação” demostra o uso da UML de maneira prática e concisa, bem próximo da visão de modelagem ágil de autores como Scott Ambler e Martin Fowler.

Numa iniciativa conjunta do Blog Débito Técnico e o pessoal da MundoJava, estamos deixando este artigo disponível para download no site da Aspercom na página do projeto HotMotors. Este projeto com fins acadêmicos que anda parado (e com uma arquitetura que apesar de popular em 2006 não me dá muito orgulho) ainda será reativado um dia. Minha idéia é portar isso para Seam e também Rails. Seria um ótimo comparativo! Alguém da comunidade se habilita?

About The Author

rodrigoy

Instrutor e Consultor Sênior - ASPERCOM

Deixe sua opinião!

4 Comments

  • SIM! SEAM! =)

    Quase vomitei minha janta ao ver o Struts em ação… argh!

  • Leonardo Veríssimo

    Reply Reply 07/06/2008

    Cara, eu me habilitaria.

    Conheço muito Faces, mas ainda não fiz nenhum projeto sério com Seam. Essa seria uma oportunidade pra “aprofundar” meu conhecimento sobre o framework.

    Com Rails, sei pouco, mas não teria medo de encarar.

    E aí? Tudo bem se eu participar?

  • Rodrigo Yoshima

    Reply Reply 07/06/2008

    Leonardo, o Rafael Benevides já se habilitou a implementar a 1a. iteração em Seam.

    Se você quiser encarar fazer no Rails tudo bem… (não tem muitos leitores Rails aqui…)

    Você ganha os créditos.

Leave A Response

* Denotes Required Field