Aspercom no Rails Rumble 2009

No próximo final de semana, mais especificamente das 21:00hs da sexta-feira às 21:00hs do domingo, estarei participando do Rails Rumble. Para quem não conhece, o Rails Rumble é muito simples: É uma competição onde você e mais 3 amigos devem fazer uma aplicação, um website ou produto usando Rails em 48 horas. A melhor aplicação vence! Simples né?

[photopress:rr09_badge_125.png,full,alignright] A equipe conta com Felipe Oliveira Kenobi (nosso sensei SOA), Cauê Guerra (nosso Jedi Rails) e Alexandre Theodoro (nosso expert em Web Design). O projeto é um site para os eventos do tipo Flash Mob estendido ao conceito de redes sociais, onde um usuário poderá criar eventos, notificar seus amigos sobre o mesmo, compartilhar as experiências agregando opiniões de diversos partipantes, registrar seus momentos em diferentes mídias e torná-las acessíveis à partir de um único ponto.

Olhando pela visão tecnológica, o projeto não pretende reiventar a roda. Serão integradas plataformas pré-existentes divididas em: Conteúdo (Digg.com), Mídia (Flickr e Youtube), Calendário (sistemas como Google Calendar e Yahoo UpComing), oAuth para registro do usuário, OpenSocial Platform (Google), Maps e sistemas de microblog (Twitter). Resumindo, muitos mashups em cima de um modelo baseado em WOA.

Link para o projeto: http://r09.railsrumble.com/teams/brazilian-dojo

A participação das equipes brasileiras no Rails Rumble é um patrocínio muito legal da Gonow. Durante o evento, a Gonow estará cedendo o seu espaço e infra-estrutura para as 3 equipes participantes. Além disso, estará também fornecendo hospedagem e alimentação durante o evento. Não só isso, a Gonow também estará filmando tudo (um Big Brother Developer Brasil).

null

Fazer uma aplicação completa num curto espaço de tempo é um desafio técnico e também para a gestão do “projeto”. Como havia relatado aqui anteriormente, no projeto da DDWorks, tínhamos o desafio de entregar um e-commerce em 40 horas (uma semana). Trabalhamos com iterações diárias. Minha experiência nesse tipo de projeto poderá ajudar no Rumble. Basicamente, o que aprendi foi: baby steps são amigos, use histórias bem pequenas, integração contínua insana, coloque os incrementos no ar o mais rápido possível e veja bem o quanto você investe em testes. Espero que isso também ajude as outras equipes!

Neste projeto do Rumble será uma experiencia diferente. A equipe trabalhará tanto no Tech como no Business e vejo que a junção dos skills está favorecendo muito o projeto. Nós decidimos fazer iterações de 3 horas, com 30 minutos de retrospective e planning. Vamos trabalhar em pares, integrando em não mais que 30 minutos. Estamos também separando alguns momentos para descanso dos participantes. Esperamos estar vivos para comemorar no domingo com todo mundo.

É bem provável que estaremos postando muita coisa no Twitter neste fim de semana. Siga: @scaphe, @caueguerra e @rodrigoy.

About The Author

rodrigoy

Instrutor e Consultor Sênior - ASPERCOM

Deixe sua opinião!

3 Comments

  • Luiz Aguiar

    Reply Reply 17/08/2009

    Tbm podem acompanhar o evento como um todo no twitter da Gonow (@GoNowTecnologia) e pelo site da empresa tbm, terá uma página dedicada ao evento e atualizada a todo momento, durante as 48hs do evento.

    Boa sorte à todos!

  • Maravilha Rodrigão… Boa sorte para vocês! Abraço.

  • Leandro Silva

    Reply Reply 18/08/2009

    Fala Rodrigo!

    Sou de uma das equipes patrocinadas pela Gonow, a the_annoyers, e quero desejar muito boa sorte a vocês!

Leave A Response

* Denotes Required Field