Extreme Programming na WebGoal

No mês de agosto estive na WebGoal ministrando o nosso curso Extreme Programming. A WebGoal é uma empresa de desenvolvimento de projetos e de produtos próprios; fiquei bastante impressionado em como a empresa é dinâmica e possui uma filosofia empolgante. Eles são uma consultoria pequena focada em práticas ágeis e com muito potencial de crescimento. A primeira vez que os visitei era o dia de entrega da Sprint e lá eles comemoram com um churrasco na própria empresa. De fato é um ambiente muito legal, que me fez lembrar o Domenico DeMasi dizendo como o estilo e ambiente dos escritórios atuais influenciam na produtividade das equipes.

A WebGoal é um caso típico de uma empresa esperta que após alguns Sprints com o Scrum rapidamente notou as pernas que faltavam para um desenvolvimento ágil de verdade. Eles notaram que precisavam das práticas de engenharia do XP, destacando Testes Automatizados e Integração Contínua. É aí que nosso treinamento entrou. O Scrum e XP é a dupla que torna equipes verdadeiramente ágeis (fujam do Scrum flácido). O pessoal da WebGoal já usava muito Pair Programming, o que é muito bom, então, nas atividades práticas, os pares tiraram tudo de letra. Foi um dia muito enriquecedor, parabéns a todos da WebGoal!

[photopress:Imagem0172.jpg,full,pp_image]
Todo pessoal pareando.

[photopress:Imagem0173.jpg,full,pp_image]
Equipe 1

[photopress:Imagem0175.jpg,full,pp_image]
Equipe 2 e o Kanban

[photopress:Imagem0176.jpg,full,pp_image]
Um desenho vale por 3 palavras

About The Author

rodrigoy

Instrutor e Consultor Sênior - ASPERCOM

Deixe sua opinião!

3 Comments

  • cliff oliveira

    Reply Reply 29/09/2009

    gostaria se possível, de uma explicação do quadro de tarefas
    achei muito interessante
    ainda uso apenas o: não iniciado|andamento|concluído

  • Hélio

    Reply Reply 29/09/2009

    Bacana ver a equipe do Matheus e Altieres sempre crescendo!!!
    Muito boa sorte a todos!

  • Cliff, nada demais, no quadro deles alem de tarefas há outros itens a mais como tarefas não planejadas, débitos técnicos, objetivo do Sprint e outras coisas mais que os ajudam. É um ambiente informativo completo. Qualquer coisa que a equipe precisar está lá….

Leave A Response

* Denotes Required Field