Treinamento ScrumMaster Oficial CSM

Muitos de vocês já devem ter dado uma passeada no site da Aspercom e visto o novo Treinamento ScrumMaster Oficial na nossa home ou no nosso calendário. É isso mesmo! A Aspercom em parceria com a Goldentec está oferecendo o treinamento e certificação ScrumMaster em todo o Brasil na língua portuguesa.

Todos que me conhecem sabem que sempre fui contra a certificação da Scrum Alliance. Sempre critiquei as motivações das pessoas em buscar o título CSM e o fato de não ter uma avaliação final. Sempre critiquei bastante e hoje vejo que o motivo de grande parte das minhas reclamações não era culpa da Scrum Alliance e sim da postura de pessoas sobre o CSM aqui no país. Com razão ou não, estou só dando explicações e me retratando sobre a Scrum Alliance.

No mês de janeiro conheci o Michel Goldenberg, o novo CST brasileiro e um nome muito influente dentro da própria Scrum Alliance no mundo. Ele quis me conhecer e durante janeiro conversamos muito sobre o mercado Agile no Brasil e sobre como a Scrum Alliance é na verdade com as mudanças que tem acontecido na sua organização e etc…

O Michel se mostrou um CST diferente. Antes de mais nada, ele é um “Techie Guy” com muito trabalho na comunidade Scrum no mundo. Ele trabalhou como Arquiteto de Software em grandes empresas como o ING e a Bombardier e tem experiência em implementação de projetos complexos aqui no Brasil e no exterior. Ele conhece muito bem XP, e isso me chamou a atenção, pois na Aspercom defendemos o uso do Scrum recheado de boas práticas engenharia.

Por fim, o Michel me convenceu que se quero mudar o sistema e a comunidade Scrum, a melhor maneira é fazer parte disso. No ano de 2010 firmamos uma parceria para ministrar alguns treinamentos juntos. Sim, eu também estarei presente nas classes CSM da Aspercom com o Michel. Com isso, queremos ter um treinamento CSM alinhado às necessidades que mais vejo no mercado brasileiro. Nossos diferenciais estão aqui:

1. Dois instrutores experientes em implantações Agile
2. O conhecimento será prático, como todos nossos treinamentos
3. Introdução a boas práticas ágeis de engenharia
4. O foco em conhecimento e não certificação

Com essa parceria queremos principalmente melhorar a qualidade da comunidade Scrum no Brasil, que a meu ver, vai muito mal.

Outro ponto: Sabemos que um treinamento CSM é caro, principalmente no nosso caso que temos dois instrutores. Independente disso, buscaremos ao máximo melhorar o preço do treinamento: Oferecemos desconto Early Bird com preço abaixo do mercado e um bom desconto para ex-alunos Aspercom. Não só isso, vamos devolver para a comunidade parte dos nossos lucros na forma de eventos gratuitos nas cidades que visitarmos. Esses eventos serão focados em Agile, Scrum e também um outro assunto muito importante para a comunidade brasileira:Liderança Técnica. Maiores detalhes acompanhe aqui no Débito Técnico. Teremos novidades já para março em São Paulo.

A nossa agenda para as primeiras turmas já estão marcadas no calendário:

São Paulo: Dias 22 e 23 de março
Rio de Janeiro: Dias 5 e 6 de abril
Brasília: Dias 8 e 9 de abril

Sobre o Workshop Scrum

Muitas pessoas e empresas de todo o Brasil já foram treinadas por mim no treinamento Workshop Scrum. Este treinamento vai continuar no nosso catálogo cumprindo a sua função como uma opção sem certificação e mais acessível. Apesar de ter turmas abertas freqüentes em todo Brasil, o Workshop é mais direcionado a empresas médias e pequenas que querem implantar Scrum, e esta estratégia tem dado certo nos nossos clientes.

Nossa visão e missão como empresa é melhorar o desenvolvimento de software no Brasil com transparência e dedicação. Vamos continuar com outros treinamentos, mentorings, consultorias, palestras gratuitas em empresas e participação ativa em eventos. Jamais vamos virar uma empresa que só vende certificações. Se tiverem mais dúvidas ou quiserem comentar fiquem a vontade.

About The Author

rodrigoy

Instrutor e Consultor Sênior - ASPERCOM

Deixe sua opinião!

12 Comments

  • Jose Papo

    Reply Reply 02/03/2010

    Muito bom, Rodrigo!

    Sua parceria com o Michel será muito boa para a comunidade!!!

    Aproveito para dizer a todos que leram esse post: conheço o Yoshima e seu trabalho há muito tempo. Posso dizer com 100% de certeza que você ficará satisfeito com esse treinamento. Sua experiência prática, aliada a seus vastos conhecimentos sobre Agile, o fazem a pessoa certa para ministrar treinamentos de CSM.

    Nele eu confio para tratar o assunto com a mais alta seriedade!

  • A melhor forma de combater algo errado é fazendo certo, Scrum está muito mal direcionado e precisa de muita gente boa trabalhando para não deixar o Scrumbut tomar conta do mercado.
    É importante quando o pessoal de referência [Rodrigo já mostrou ser uma brilhante referência] toma as rédeas da situação e começa a agir assim, espero que seja um sucesso.

  • Ari

    Reply Reply 02/03/2010

    Sucesso Rodrigo nesse novo desafio! Você junto com o Michel com certeza produzirão um treinamento com muita qualidade!

    Abraços!

  • Carlos Rodrigues

    Reply Reply 02/03/2010

    Legal otima noticia. Se for possivel sera interessante criar uma turma no fim de semana. E complicado, como para mim, dois dias da semana fora, pois infelizmente em grandes empresas ainda e complicado justificar uma ausencia para treinamento em agile.

  • Carlos teremos sim treinamento noturno e aos sábados. Envie um mail para contato@aspercom.com.br para ser notificado das próximas turmas.

  • Wilson

    Reply Reply 02/03/2010

    Olá Rodrigo,

    Do que tenho acompanhado sobre Scrum, muitas pessoas buscam o treinamento exatamente devido a certificação em si, e esquecendo de focar no conhecimento que será passado no treinamento.

    Abraços

  • tucaz

    Reply Reply 02/03/2010

    Não fiz o treinamento CSM, mas lá atrás participei do Workshop do Rodrigo e até hoje recomendo pra todo mundo não só como uma alternativa ao CSM, mas sim como a primeira opção visto que pagar para ter uma certificação que não certifica nada não faz sentido sob meu ponto de vista.

    100% recomendado!

  • Sim, Wilson. Infelizmente essa é a verdade. A comunidade deve compreender que a certificação CSM é uma responsabilidade que deve ser levada a sério, senão os métodos ágeis serão bem prejudicados aqui no Brasil. Talvez essa seja a maior razão da Aspercom montar este treinamento.

  • Michael

    Reply Reply 03/03/2010

    Rodrigo parabéns por esse oportunidade unica que você e a aspercom juntamente com o Michel estão oferecendo ao mercado brasileiro. Eu sou de Brasília, vou tentar ao máximo participar do treinamento quando chegar por aqui…

    Abraço…

  • Boa Rodrigo! Muito legal essa iniciativa da Aspercon!

    Finalmente um curso “oficial” de CSM ministrado por profissionais com real experiência de implantação Agile, algo que falta no nosso mercado de treinamentos.

    Parabéns!

  • Parabéns e continue com o bom trabalho! 🙂

Leave A Response

* Denotes Required Field