Menu fechado

Agile Brazil 2010 e Kanban Sketch

Tenho ao menos uns 10 artigos no backlog para postar aqui no Débito Técnico, porém precisei furar a fila um pouquinho para falar do evento Agile Brazil.

A Aspercom está patrocinando o Agile Brazil. É o primeiro evento grande que patrocinamos e isso abriu uma grande gama de dúvidas em nós, principalmente porque sempre vemos patrocinadores de evento como aqueles caras que entulham as sacolas de panfletos inúteis e colocam meninas bonitinhas para chamar a atenção no stand. Nada contra a estratégia de marketing de ninguém, porém, sempre pensei em fazer algo diferente num evento, principalmente um encontro tão excelente como o Agile Brazil com mais de 800 participantes.

Inicialmente, ao invés de um panfleto comercial, fizemos um adesivo simples sem muita invasão publicitária que o participante pudesse colar no notebook e assim expressar seus sentimentos na empresa que trabalha. Postei o modelo do adesivo no meu Twitter. Mas o motivo deste post não é o adesivo, e sim o projeto que quero propor para ser desenvolvido durante o Agile Brazil.

Na semana passada tive a idéia de fazer algo diferente no evento. Pensei que seria legal fazer um projeto ágil, e assim, mostrar a força da comunidade brasileira desenvolvendo um produto simples mas útil durante o Agile Brazil com o trabalho dos participantes do evento. Eu realmente acho que podemos chamar a atenção do mundo com esse projeto.

No vôo para Porto Alegre bolei um sisteminha que cabe como uma luva para esse propósito. Modelei algumas coisas rapidamente e já tenho uma visão no Github.

http://github.com/rodrigoy/kanban_sketch

[photopress:Imagem0732.jpg,full,pp_image]

Mesmo o projeto sendo simples vamos precisar de pessoas com muita criatividade e conhecimento em Rails, DSL, Http, Webdesign, deployment e etc.. O nosso QG será o stand da Aspercom no evento onde teremos um kanban para organizar as tarefas. Pretendo atuar mais como Product Owner, pareando com o pessoal quando necessário.

A parte que cabe a Aspercom é a premiação. Além de dar os créditos na página do produto na web, nós vamos sortear entre os participantes do projeto um vale compra da Amazon no valor de US$ 150. Qualquer pessoa que colaborar com código, design, testes, arquitetura ou simples boas sugestões farão parte do sorteio.

Tendo dúvidas ou comentários podem postar aqui ou usem a hashtag #ProjetoAgileBrazil no Twitter.

6 Comentários

  1. Cecilia

    Muito criativa essa idéia!

    Ah, se eu soubesse rails ou fosse em java…

    Só posso ajudar com testes e dando idéias mesmo.

  2. Cantinho do Agile

    Olá Rodrigo,
    Criativa a idéia.
    Uma ideía inovadora e ágil.
    Sacolas e canetas realmente são repetitivéis
    Sucesso.
    Bem vindo ao sul

  3. Otavio Macedo

    Parabéns, Rodrigo!

    O que mais tem nesses eventos é neguinho recitando o manifesto ágil sem nem entender do que está falando. Sem contar aqueles workshops de “treinamento em Scrum”, em que o cara inventa uma brincadeira com bolas de tênis e, ao final, espera que você tenha aprendido a desenvolver software.

    Ralmente, estava faltando uma iniciativa como essa.

    Continue com essas boas idéias!

  4. Rodrigo Yoshima

    Olá Otávio,

    Eu realmente discuto com muitas pessoas essas dinâmicas com “excesso de lúdico” com metáforas fracas. Eu não as utilizo nos meus treinamentos! Obrigado pelo comentário e abraços!

  5. Pingback:Treinamento Kanban LKU – 31/agosto – AgileBrazil 2012 | Débito Técnico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *