Menu fechado

Conteúdos para os participantes do #SGRIO2015

[UPDATE: Meu review do evento e meus slides]

Meu Twitter: http://twitter.com/rodrigoy
Meu LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/rodrigoy

Antes de mais nada gostaria de parabenizar a organização do evento por terem aceitado minha palestra e permitirem eu participar de mais um Scrum Gathering. Desde a minha última participação em 2009 vi que a comunidade Scrum evoluiu muito, está com a mente mais aberta a novas ideias e sem dúvidas está no caminho certo. Infelizmente por restrições de agenda minha participação foi curta. Só pude comparecer ao evento na sexta e assisti somente 2 palestras. A palestra do Thiago Diniz sobre o Eventick mostrou como eles evoluíram seus processos com várias pitadas de Lean foi bastante divertida e informativa. O que mais gostei foi o processo de aprendizado e eles terem ido ao Gemba e organizado alguns eventos para “sair do prédio” e aprender com o mercado. A palestra da Érica Briones (Complexity is dead, at least for the end user) foi uma das melhores que assisti em anos em eventos brasileiros. A Érica demonstrou bem como mobilidade, cloud e big data vão impactar a forma como desenvolvemos software num futuro bem próximo, e como nossos usuários ficarão cada vez mais exigentes.

Na minha palestra apresentei como lidar com ambientes conservadores e para isso usei o modelo Cynefin de Dave Snowden (ver links abaixo) para demostrar comportamentos comuns de ambientes resistentes a mudança e como um ambiente burocratizado, com muitas restrições podem ter comportamentos ruins e entrar em crises (caos). Além disso, tentei mostrar casos práticos onde um Cumulative Flow Diagram (CFD) pode ajudar um processo de análise (domínio complicado). Nessa palestra também arrisquei “revisar” a J-Curve of Change com algumas experiências particulares minhas de como é a dinâmica de mudanças no modo evolutivo e revolucionário. Se tiver dúvidas ou quiser discutir a área de comentários está logo abaixo do post.

Como falei ao final da palestra, logo abaixo temos mais conteúdos e um desafio. Espero que gostem. Seguem os slides!

O conteúdo EXTRA: Resumidamente são 4 coisas, 3 videos e um desafio. O primeiro link é para uma série de 3 videos de 20 minutos cada do Alisson Vale, meu mentor e o pioneiro no Método Kanban aqui no Brasil. Nesses vídeos ele fala sobre sistemas e mais alguns insights interessantes. Os outros dois videos são do Dave e do Snowden, um Galês e um Escocês, sem legenda! Já estou acostumado ouvir o inglês desses dois caras, mas não é fácil.

1. Série do Alisson Vale

http://bit.ly/1MK4Rzp

2. Palestra do Dave Snowden (criador do Cynefin):

3. Palestra do David Anderson: Quando Kanban não é apropriado…

David Anderson – Kanban – when is it not appropriate? from Dare Festival on Vimeo.

Quando estava fazendo os slides rolou uma discussão legal com esses dois caras. Dá uma olhada:

4. Desafio

Depois de ver os vídeos, entra no Super Planet Crash e experimente a complexidade na prática. Faça um sistema solar sobreviver 500 anos. Precisa colocar pelo menos uma Dwarf Star, hein?

http://www.stefanom.org/spc/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *