Sprint iniciado não se mexe

Iniciando a série perguntas e respostas, dúvida na lista scrum-brasil:

2008/7/29 Alguém wrote:
Olá pessoal,

Gostaria de tirar algumas dúvidas:

Imaginem que existe um sprint definido e iniciado, que possui 10 tarefas. Depois de passados alguns dias, o Product Owner quer trocar um item do Sprint por outro de mesmo peso, que ainda não foi iniciado. Isso poderia ser feito? Ou em Sprint iniciado não se mexe?

Essa é uma pergunta muito comum nos cursos que ministro. Na maioria das vezes não é simplesmente trocar um pelo outro. Muitas vezes o planning é um momento onde aprofundamos em requisitos, fazemos alguns modelos rascunhando, levantamos tarefas, preparamos o que for necessário e isso sempre é sobre as Stories que selecionamos para o Sprint.

Durante o Sprint é o único momento onde o escopo está fixo (escopo do Sprint). Isso faz parte do contrato Scrum. Isso garante o mínimo de segurança para a equipe trabalhar num terreno um pouco mais firme mesmo que por um curto prazo. Sou partidário do “sprint iniciado não se mexe”. Já tive cliente que o Product Owner queria toda hora mudar o Sprint Backlog. Isso gerava um estresse grande na equipe. A equipe não sabia o dia de amanhã. É muito ruim.

Um artifício que o Product Owner pode usar é cancelar o Sprint, mas isso significa parar o Sprint atual e voltar para o Planning. Não é uma coisa muito comum e nem muito agradável. O Product Owner tem que se organizar!

Segunda pergunta: se o Product Owner quiser tocar um item do sprint que ainda não foi iniciado, por outro de peso maior, o que consequentemente iria aumentar o tamanho do sprint, isso poderia ser feito? Estou considerando que o Product Owner tem consciência que essa alteração irá aumentar o tamanho do sprint e ele não se importa se o sprint tiver 1 semana a mais, se for necessário.

Antes de mais nada, leia isso aqui:

http://gc.blog.br/2008/05/05/nao-da-pra-fazer-so-mais-uma-coisinha/

O Product Owner está no comando do barco num processo Scrum. Ele está guiando o desenvolvimento. Ele tem muito controle sobre a equipe, mas esse controle é ordenado e as regras do contrato Scrum devem prevalecer sempre. O ScrumMaster não pode deixar o Product Owner fazer o que quiser.

Já disse que não é uma boa idéia mexer no escopo do Sprint corrente. E para todos os efeitos, vocês da scrum-brasil vão ficar de castigo. Escrevam 100 vezes na lousa:

ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!
ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!
ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!
ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!
ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!
ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!
ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!
ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!
ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!
ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!
ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!
ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!
ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!

O timebox é um conceito sagrado. Iterações tem tamanho fixo e todas são do mesmo tamanho. Costumo dizer para as equipes: “- Este Sprint termina na data 01/04/20XX. Quer vocês queiram, quer vocês não queiram, ele vai terminar nessa data.”

Essa regra não é uma rigidez conceitual qualquer. É só para deixar as coisas mais simples. Desenvolvimento iterativo possui um conjunto mínimo de regras que faz o processo funcionar. Abrir mão de algumas delas gera muita confusão.

About The Author

rodrigoy

Instrutor e Consultor Sênior - ASPERCOM

Deixe sua opinião!

4 Comments

  • Alexandre Trindade

    Reply Reply 29/07/2008

    Fala Rodrigo,
    blz?

    Bom, eu concordo em todos os itens que tu defendeu. Onde trabalho, normalmente o PO é o dono da empresa, e se eu não o freiasse com suas idéias repentinas que nos tiram do sério, nunca teríamos uma sprint para entregar.
    E sobre o tamanho fixo, não tem nada melhor do que a equipe saber que tem um período fixo para desenvolver as BLItens da Sprint. Fica tudo mais fácil. O escopo pode até mudar, mas o time não…

    PS: Não sei se lembra de mim, mas senão me engano vc deu uma palestra sobre design pattern no evento da DevMedia em SP no hotel da Briston… eu tinha até lhe perguntado sobre Scrum, tinha dito q era ScrumMaster na época. E vejo hoje como vc está fera no assunto…

    Parabéns.. continuo sendo um leitor assíduo de seus posts..

    Abraço.
    Alexandre Trindade

  • Um Amigo

    Reply Reply 29/07/2008

    Lição de casa:

    for (int i = 0; i

  • Rodrigo Yoshima

    Reply Reply 29/07/2008

    ?

    Estou mais pra…

    [1..100].each {|x| puts ‘ITERAÇÃO É TAMANHO FIXO!’}

Leave A Response

* Denotes Required Field