O Mercado está mudando? (turmas de julho da Aspercom)

Julho é um mês agitado aqui na Aspercom. Todo o pessoal está de férias e muitos querem se manter atualizados nas novidades do mercado e etc… Ministramos treinamentos para aproximadamente 100 pessoas neste mês.

[photopress:sala_de_aula.JPG,full,pp_image]
Sala de Treinamento da Aspercom
Computadores DELL Core 2 Duo e monitores LCD de 21″

Uma das grandes “novidades” é que dessa vez mais pessoas levantaram a mão quando perguntei se elas estão aplicando desenvolvimento iterativo. De acordo com a pesquisa rápida, creio que 60% dos alunos disseram estar aplicando desenvolvimento iterativo. 40% ainda era cascateiro. Bem, creio que isso é uma grande vitória, pois é muito comum 100% da turma ser cascateira. Será que as empresas estão caindo na real?

Eu acho que a comunidade Agile está fazendo um bom trabalho. Estamos dando o recado de maneira muito clara. Tem várias outras boas novidades de empresas grandes e pequenas buscando melhorar seus processos. Logicamente também aparece um ou outro louco afundando a adoção de Agile em algum lugar.

Foi muito legal neste mês de julho conversar com muitas pessoas de muitas comunidades diferentes. Uma das motivações de ter escrito o “Rigidez Conceitual Burra em Java” é o dinamismo da comunidade PHP. Realmente vejo eles buscando sistemas mais organizados através de frameworks bastante influenciados pelo Rails. Por conta de um sitezinho que precisei fazer, estudei o CakePHP. Infelizmente o site era bem simples e não deu para aprofundar muito, mas é fato que o sistema fica mais claro, mais fácil de manter e com uma melhor separação de responsabilidades. Logicamente a sintaxe do PHP é o que não ajuda!

O fato de ter escolhido PHP é que o provedor do cliente não tinha Rails “inicialmente”. Problema de comunicação! Quando fui colocar a primeira iteração no ar para testes, ví a seguinte tela:

[photopress:rails.jpg,full,pp_image]

Por melhor que seja o PHP, me desculpem! Rails é Rails! O provedor do cliente atendia Rails sim! Como estava ainda na primeira iteração logicamente que valia a pena migrar para Rails. Deus abençoe a Phusion. Uma das razões que me faz apostar no Rails é o Passenger (mod_rails). Logo logo o mod_rails se tornará padrão em qualquer provedor. Pra falar a verdade, creio que a popularização do mod_rails marcará o início da queda do PHP.

No treinamento Scrum do dia 19 de julho, conhecí o André e o Antônio Carlos (pessoal da Stefanini) que estão num grande projeto Web para a Fnac. O que chamou a atenção é que este projeto é Scrum + DDD + .NET + Escopo Negociável. Sendo sincero com vocês, é raro pessoas que trabalham com .NET aplicar DDD corretamente como este pessoal. Infelizmente, é comum o DsPLPC (Data Set pra lá e pra cá). Vamos ver se isso muda com o Entity Framework (isso se a M$ não fizer nenhuma besteira). Mas fiquei contente que o Antônio Carlos relatou como nosso treinamento auxiliou na adoção do Scrum com o Team System. Realmente estamos torcendo por vocês.

Muitas outras histórias e relatos tive nessas turmas. Realmente foi muito enriquecedor! Gostaria agradecer a todos os alunos pelas conversas nos coffe-breaks e pela excelente avaliação feita dos treinamentos.

About The Author

rodrigoy

Instrutor e Consultor Sênior - ASPERCOM

Deixe sua opinião!

5 Comments

  • Se as empresas estão caindo na real ou não eu não posso afirmar, mas que estamos fazendo o papel de evangelizadores da forma correta, isso estamos!

    Vamos pegar o exemplo de onde trabalhamos (Stefanini): estamos iniciando internamente uma série de apresentações para as áreas técnicas e comerciais da empresa a fim de mudar a mentalidade do pessoal que faz e que vende. Todo mundo está cansado de projetos que falham. Clientes, fornecedores, GPs, desenvolvedores, etc.

  • André Faria

    Reply Reply 18/08/2008

    É isso aí Rodrigo! Acho que as pessoas estão sim, entendendo que só agilidade funciona, e mais que isso estão entendendo o que aquele provérbio turco que diz “Não importa o quão longe você foi pela estrada errada, volte.”, quer dizer. Tenho visto alguns PMOs buscando apreender sobre metodologia agéis, mesmo sabendo que devem esquecer muito do que ach!avam que era verdade!

    Abraço.

  • Leandro

    Reply Reply 05/03/2009

    Muito bom seus artigos. O que não é bom é ficar desmerecendo tecnologias tão populares. O php, por exemplo, oferece muitos recursos e uma gama de boas extensões, frameworks (principalmente o Zend Framework) e etc. Se vc acha que a sintaxe dele não ajuda, eu diria o mesmo da sintaxe do rails. Então, pontos de vista devem ser respeitados.

  • Rodrigo Yoshima

    Reply Reply 05/03/2009

    Leandro, é só opinião pessoal. Eu mesmo mantenho o site da Aspercom que é em PHP. Nada contra, só prefiro a sintaxe e as facilidades do Rails. O Zend também é um bom framework. Não tive a intenção de desmerecer nenhuma tecnologia. Abraços!

Leave A Response

* Denotes Required Field