Menu fechado

Restrospectiva: KanbanBR 2011 com David Anderson

Nos dias 21 e 22 de novembro David Anderson, o criador da abordagem Kanban, esteve aqui em São Paulo ministrando um treinamento comigo pela Aspercom e também palestrando no evento KanbanBR para o lançamento do seu livro em português. Foram dois dias muito interessantes, com muito aprendizado e troca de experiências. Antes de mais nada gostaria agradecer a Microsoft pelo total apoio, fornecendo toda a infra-estrutura para que os dois eventos fossem um sucesso.

O Treinamento

Treinamento sobre Kanban é um desafio interessante. Kanban é uma abordagem sem regras, sem dogmas, sem “isso é certo/errado”, tudo em Kanban é relacionado com a observação de um sistema de trabalho e como melhorá-lo. Não há boas práticas e receitinhas de bolo. Cada ambiente é único e Kanban é o método que mais respeita isso. Com 20 participantes de empresas como IBM, Petrobrás, Globo.com, Predicta, Microsoft, Banco Itaú, Emphasys entre outras, este treinamento com o David tirou muito ruído vindo do mercado sobre o que é Kanban. Eu particularmente aproveitei as percepções diferenciadas sobre empresas e equipes do David, e pude confirmar que muitos problemas de gestão daqui do Brasil não são tão diferentes no resto do mundo. Co-autorar este treinamento com o David foi uma das experiências mais legais deste ano.

[photopress:david.jpg,full,pp_image]

David iniciou o treinamento citando Peter Senge:

As pessoas não resistem mudar, elas resistem serem mudadas.

E logo em seguida falou uma das frases que resume a cultura Kaizen e de mudanças do Kanban. Isso ecoou no Twitter:

Você não pode lutar contra resistência emocional com argumentos lógicos.

David desmistificou muito bem uma crítica comum dos líderes da comunidade Scrum: “Kanban não muda a empresa nunca”. Uma coisa legal que rolou no treinamento foi apresentar ao David “A hora Kanban”. Isso foi só o início do treinamento…

[photopress:rodrigoy_rugolini.jpg,full,pp_image]

[photopress:david_flowhour.jpg,full,pp_image]

“A hora Kanban” ou “The Flow Hour” é uma atividade prática open source que criei na Aspercom para ensinar sobre Visualização, Fluxo, Limites, Tamanho de Lotes, Kaizen e Colaboração presentes no Kanban. “A hora Kanban” é um jogo intenso e colaborativo e pode abrir a mente da sua equipe sobre a natureza de um processo de design e como aplicar Kanban nestes ambientes. Já tive relatos de alguns instrutores no mundo que já adotaram a atividade nos seus treinamentos. Se quiser saber mais e colaborar, acesse meu Github:

https://github.com/rodrigoy/The-Flow-Hour/

O David gostou muito do “Flow Hour” e ficou impressionado como os alunos evoluem rápido no aprendizado sobre Kanban com este jogo. Mais uma vez o Rodolpho Ugolini da IBM Rational me ajudou como um cliente fictício na atividade. Obrigado Rodolpho!

No restante do treinamento tivemos outros jogos, atividades e muito conteúdo vindo da vasta experiência do David aplicando Kanban em diversas equipes do mundo. É empolgante ver como Kanban tem sido largamente adotado em todo o globo e como também tem crescido aqui no Brasil.

O evento KanbanBR

A Microsoft cedeu o espaço e a excelente infra para fazermos o evento de lançamento do livro Kanban do David em português, aliás, muito bem traduzido pela Andrea Pinto. Infelizmente tivemos problemas nos Correios e na Receita Federal para que 100 livros chegassem a tempo do evento. Atualmente os livros estão sendo impressos só nos Estados Unidos, mas a partir de Janeiro já teremos gráfica aqui no BR. A burocracia e ineficiência brasileira ajudou a me constranger fazendo o primeiro evento de lançamento de um livro que não tinha o livro. Formalmente, pedimos desculpas aos participantes mais uma vez. A boa notícia é que os livros chegaram na sexta-feira e vamos postá-los para quem participou do evento ainda nessa semana.

O encontro teve a participação de aproximadamente 50 pessoas e começou com apresentações rápidas de 30 minutos no formato “slideless” – só o palestrante com canetão e flipchart. Eu, Claudio Kerber e Jorge Diz apresentamos sobre “Kanban e a Dinâmica Social”, “Minhas experiências com Kanban” e “Systems Thinking”, respectivamente. Logo após o David falou sobre Kanban e Grandes Projetos – uma verdadeira aula de gestão e controle estatístico. Leiam sobre Deming.

[photopress:KanbanBR_David.jpg,full,pp_image]

Gostaria de mais uma vez agradecer o David e a Microsoft por essa parceria. Tive a oportunidade de falar um pouco com David sobre meus clientes e as perspectivas para o Kanban no Brasil. No Rio, com mais tempo, o David pode visitar outras grandes empresas que estão usando Kanban (como a Petrobrás e a Globo.com) e acompanhar o que os meus amigos Rodrigo de Toledo, Alisson Vale e Juan Bernabo estão fazendo por lá. Mais uma vez o David ficou bastante impressionado com nossa pequena comunidade, e os patamares para aonde estamos levando o Kanban. Pelo Twitter, David colocou o Brazil como uma potência mundial em Kanban!

2012, o ano do Kanban no Brasil

Com todo o aprendizado que tivemos aplicando Kanban com sucesso em mais de 20 equipes de diferentes produtos e setores neste ano de 2011, a grande novidade da Aspercom para 2012 é o lançamento de turmas abertas do nosso Treinamento Kanban que rodará todo o Brasil, começando por São Paulo em Janeiro e passando por Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Campo Grande, Brasília, Recife, Manaus, Fortaleza e onde mais a comunidade quiser. Sigam a Aspercom no Twitter e fiquem ligados na nossa agenda no site para mais informações em breve!

3 Comentários

  1. Pingback:Treinamento Kanban com David Anderson em Julho | Débito Técnico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *